Contabilidade e Cliente, veja como melhorar essa relação

Agosto 26, 2024 0 Por fiscalnapratica

A relação entre contabilidade e cliente deve ser uma relação de confiança, de harmonia, focada totalmente na saúde da empresa, tanto da Contabilidade, como do seu cliente, no intuito de crescerem juntos, uma parceria real em que um cresce e leva o outro, porém, na prática, sabemos que infelizmente muitas vezes não é isso o que acontece.

 

No primeiro erro de um ou do outro, a confiança é perdida, a relação é abalada, mas por incrível que pareça, não é rompida, quando em muitos casos até que deveria, pelo bem de ambos.

 

Já viram algum caso de a Contabilidade mandar o cliente embora?

Pois é, isso vem acontecendo com cada vez mais frequência, sabe por quê?

Porque toda relação é composta de deveres e direitos e ambos devem estar bem alinhados sobre quais são seus deveres para que com isso tenham seus direitos assegurados e infelizmente o que muitas vezes ocorre é de ambos só quererem os direitos, esquecendo dos seus deveres, por exemplo, a empresa deve informar a Contabilidade de toda movimentação de sua empresa, informar suas despesas, respeitar a retirada de lucro estipulada, respeitar o pró-labore proposto, confiar e seguir de forma correta as orientações passadas pela sua contabilidade, dai a necessidade de haver confiança, pois sem isso a empresa pode ir ladeira abaixo, pois cada qual estudou muito para ter sua devida especialização, devendo ser respeitada, do contrário, é preferível que se rompa a relação e busque algum escritório ou cliente conforme o caso, que tenham uma maior sinergia, confiança mutua para caminharem rumo ao sucesso.

 

Entenda um pouco mais sobre os deveres e direitos de cada um:

 

Contabilidade:

Dever:

Cumprir a legislação em prol da empresa, a beneficiando dentro da Lei a fim de que recolha os tributos de forma correta, dentro da Lei, nem a mais e nem a menos, não expondo a empresa ao Fisco, cumprindo as devidas obrigações assessórias impostas pelo Governo.

Realizando o correto planejamento tributário pró empresa.

Acompanhando sua movimentação, orientando e a colocando no caminho legal certo.

 

Direitos:

Receber no dia e no valor acordado seus honorários.

De ser ouvido, atendido sempre que necessário pelo seu cliente.

Ter suas orientações e pedidos atendidos pela empresa.

Ter os dados e informações necessárias para desempenhar sua atividade com excelência.

 

Cliente / Empresa:

Deveres:

Cumprir o acordado com sua contabilidade, estar sempre adimplente e em dia com suas tarefas solicitadas.

Atender seu contador, o escutar, confiar e cumprir com o que lhe é solicitado.

Estar sempre disposto a uma conversa pois é para o bem da sua própria empresa.

 

Direitos:

A Saúde fiscal da sua empresa estar sempre em dia, sem nenhuma surpresa desagradável do Governo por falta de entrega de alguma declaração ou erros contábeis que possam vir a expor sua empresa.

Ter clareza nas informações necessárias para que tenha dados suficientes para a melhor tomada de decisão em sua empresa.

 

Ambos seguindo ou pelo menos sempre abertos a uma boa conversa para melhorar sempre essa relação, cientes e respeitando seus deveres e direitos, tudo tende a fluir de forma muito mais harmônica, saudável e os levando rumo ao sucesso e prosperidade que é o que todos almejam.

 

Por Jéssica Cabral