Descubra se você receberá no 1° lote da restituição do IR

Descubra se você receberá no 1° lote da restituição do IR

Abril 27, 2023 0 Por fiscalnapratica

Neste ano, milhares de trabalhadores precisaram entregar a declaração do Imposto de Renda, devido à quantidade de dinheiro que receberam durante o ano anterior. Dessa forma, eles ficam sujeitos a receberem a chamada restituição do IR, que deve começar a ser paga em breve.

Se você está ansioso para receber esse dinheiro, continue acompanhando a matéria adiante e veja quem pode receber antes de todo mundo, bem como o início do calendário.

Quem vai receber a restituição do IR primeiro?

A princípio, se acordo coma  Receita Federal, ainda não há um número exato de contribuintes que vão receber a restituição do IR neste primeiro momento. Isso porque o número em si depende de quanto será arrecadado. Logo, caso haja muitos contribuintes prioritários (que devam receber valores muito altos), haverá poucas pessoas para integrar essa primeira fase de repasses.

 

Entretanto, caso os contribuintes precisem receber valores mais baixos, o cenário se inverte e mais pessoas poderão ter acesso ao pagamento logo de cara. Vale lembrar que o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começou em março e deve terminar no dia 31 de maio. Portanto, se você precisa entregar, faça isso o quanto antes para não se atrasar.

De qualquer forma, ainda conforme a Receita Federal, os contribuintes que devem receber nesse primeiro lote de restituição do IR são aqueles que realizaram a entrega da declaração até o dia 10 de maio. Entretanto, há uma ordem de prioridade que deve ser seguida à risca:

  • Pessoas idosas que tenham 80 anos ou mais;
  • Pessoas idosas que tenham 60 anos ou mais;
  • Pessoas com deficiência ou que tenham doenças graves;
  • Contribuintes que possuam o magistério como sua fonte principal de provento.

Nesse sentido, após todos esses grupos receberem a restituição do IR, devem receber os que realizaram a entrega através da declaração pré-preenchida, bem como os que optaram pelo pix para entrega dos valores. Por fim, aqueles que sobrarem poderão ter acesso ao pagamento do benefício.