Mas na prática, o que é Recuperação Tributária?

Mas na prática, o que é Recuperação Tributária?

Agosto 9, 2024 0 Por fiscalnapratica

Aprenda e lucre com essa grande oportunidade!

Basicamente é você recuperar um valor de tributo pago a maior ou indevidamente dentro de um período de cinco anos, prazo que o Governo permite que seja utilizado um determinado crédito tributário (que nada mais é do que o valor de tributo pago a mais ou indevidamente) e o melhor, esse valor ainda será corrigido pela taxa Selic atual do mês em que será utilizado, ótimo não é mesmo? Mas calma, que nem tudo são flores, ao entrar com a solicitação de compensação desses tributos, poderá abrir uma brecha na Receita Federal para fiscalizar sua empresa, por isso, se respalda com os devidos embasamentos legais e faça as devidas retificações necessárias etc para que caso isso aconteça de fato você esteja correto e principalmente, realmente tenha tais créditos tributários, por isso dá importância de ter o devido amparo legal, o correto conhecimento sobre a Legislação Tributária e claro, passar a fazer o correto no presente para o futuro, a fim de que o que hoje possa ser uma recuperação tributária, se torne no presente em uma economia tributária, reduzindo seus tributos ou de seus clientes, dai o que diferencia uma Contabilidade da outra, a Contabilidade que só faz o que tem que ser feito e olhe lá, da Contabilidade consultiva que foca de verdade no sucesso do seu cliente, até porque se o seu cliente conseguir continuar vivo o que infelizmente não é muito comum no Brasil, conforme estatísticas abaixo, ou seja, quanto mais perene for a empresa do seu cliente, mais chance de você o ter por mais tempo, sendo bom para sua Contabilidade e para a Economia do Brasil como um todo, então foque também no sucesso real do seu cliente que por consequência será o seu.

 

Tristes estatísticas:

Os MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 29% fecham após 5 anos de atividade. Já as MEs têm taxa de mortalidade intermediária entre os Pequenos Negócios, 21,6% fecham após 5 anos de atividade. As EPPs têm a menor taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 17% fecham após 5 anos de atividade.

A maior taxa de mortalidade é verificada no comércio (30,2% fecham em 5 anos) e a menor na indústria extrativa (14,3% fecham em 5 anos).

Fonte Sebrae

 

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam uma situação alarmante: mais de 95% das empresas pagam mais impostos do que realmente deveriam. Essa realidade pode ser atribuída a diversos fatores complexos que afetam o ambiente fiscal no país.

Fonte IBGE

____________________________________________________________________________________

Você ou seu cliente não precisa fazer parte dessas tristes estatísticas, fale com a SOS e tenha a ajuda fiscal que precisa HOJE:

Por Jéssica Cabral