Nós da área fiscal sabemos muito bem o impacto que tem o ICMS para as empresas e claro, refletindo a todos nós consumidores finais, que sentimos no bolso o alto valor de tudo que compramos, que boa parte do valor, não vai para o bolso do empresário e sim para seu sócio majoritário, o Governo, o Rei da selva que chamamos de país capitalista, o Leão!
Sabendo desse impacto, cabe a nós da área fiscal, tentarmos sempre que possível, reduzir essa alta carga dos impostos, que tanto prejudica nossa economia, por infelizmente não ser repassado a população como deveria.
Listamos abaixo algumas formas legais, para que você verifique dentro do seu segmento e enquadramento fiscal, se é possível começar a aplicar em sua empresa ou de algum cliente seu. E lembre-se, qualquer dúvida, entre no nosso Grupo do WhatsApp pelo link abaixo, é totalmente gratuito.
Alteração da nomenclatura / NCM do produto para algum com uma carga tributária menor, quando cabível claro
Verificação se o seu ICMS não já foi pago anteriormente, pela Indústria ou Atacadista através da Substituição Tributária
Verificação da possibilidade de tomada de crédito em compras
Beneficio de algum incentivo cultural ou para desenvolvimento regional
Isenção pelo produto, atividade, destinatário ou destino que será dado a mercadoria
E por ai vai… Há inúmeras formas legais de se reduzir um determinado tributo, mas que muitas vezes na correria do dia a dia deixamos de nos atentar, verificar e acompanhar as alterações na legislação ou ás tantas possibilidades existentes. Cabe ai um trabalho de verificação, de forma muito cautelar e atenção para não correr o risco de aplicar algo de forma indevida, mas se fizer um planejamento tributário sério, com embasamentos, pesquisas etc provavelmente achará algum meio ou até uma nova estratégia para reduzir seu ICMS.