7 Dicas de ouro da área fiscal

7 Dicas de ouro da área fiscal

Agosto 9, 2022 0 Por fiscalnapratica

1. Na área fiscal nunca será possível saber de tudo, primeiro, porque é uma área que envolve uma legislação extensa, impossível de decora-la por inteira e segundo, por sempre estar mudando, ou seja, o que você aprendeu hoje, pode já não se aplicar mais amanhã, por isso, você precisa ter meios de pesquisas confiáveis para te auxiliar no dia a dia, seja um grupo de WhatsApp confiável, com pessoas da área, ou o material atualizado de um curso que você tenha feito ou até mesmo os próprios sites Governamentais, como o do Sefaz, da Receita Federal ou do Município em que você está com dúvida se esse for o caso, ou seja, defina o âmbito que abrange sua dúvida e pesquise direto na fonte, esses sites sempre estão atualizados com as novas regras fiscais e são confiáveis, afinal, eles são os responsáveis pelas alterações e correto cumprimento da Lei tributária.

 

2. Sempre defina sua dúvida / problema fiscal, por âmbito (Se é algo Municipal, Estadual OU Federal), para saber qual Lei consultar e aplicar.

 

3. Organize seu acervo fiscal, eu utilizo e indico o Google Drive, lá eu salvo tudo de forma organizada do que eu já aprendi, ou um dia precisei ou desenvolvi na área fiscal, como planilhas de suporte, apostilas de cursos, cálculos, dúvidas e respostas sobre assuntos fiscais, legislações e materiais diversos sobre a área fiscal que eu já precisei e possa a vir precisar novamente, achando de forma prática e fácil, facilitando assim o meu dia a dia.

 

4. Não confie somente na sua mente, até porque a nossa mente, “mente”, por isso, evite responder a alguma questão fiscal mais complexa de bate e pronto, para que não se prejudique correndo o risco de passar alguma informação equivocada, podendo haver até mesmo prejuízos financeiros, por isso o ideal é sempre informar que irá averiguar/ confirmar e retornar com um posicionamento e embasamento legal. Segurança na informação sempre, para que não perca credibilidade /confiança adquirida de especialista na área fiscal.

 

5. Anote, tenha o hábito de aliviar seus pensamentos e afazeres anotando suas tarefas, pendências ou dúvidas que está tendo, seja em uma agenda física, online ou bloco de notas, eu gosto muito do Keep do Google, pela facilidade em procurar algo escrito por palavra chave e estar comigo em qualquer lugar. Esse hábito dá escrita lhe dará uma maior segurança e diminuirá sua carga mental de estresse por extrair o que está perturbando sua mente ou o acúmulo de tarefas repassando para um papel, em que conforme você for concluindo você vai dando baixa, gerando assim uma sensação de dever cumprido e de tempo bem aproveitado, enxergando o que foi feito ao longo do dia.

 

6. Na área fiscal, muitas vezes iremos nos deparar com confrontos de opiniões sobre determinado assunto, pela legislação ser complexa, gerando diversas interpretações diferentes, ou até mesmo por muitas empresas entenderem como lhes convém, podendo por exemplo, ir contra uma informação importante com embasamento legal informada pelo especialista da área fiscal, em que para esses casos, indico ter sempre uma pasta online para salvar de forma organizada os embasamentos e orientações passadas formalmente, para que caso um dia a empresa venha a ter problemas pelo descumprimento, você terá como lembrar e comprovar que havia informado o correto, mas que infelizmente não foi seguido. Isso lhe evitará grandes problemas futuros, em injustamente ou por conveniência não lembrarem de que a empresa foi orientada corretamente, mas apenas de forma consciente optou por não aderir.

 

7. Assine algum portal confiável de notícias fiscais para se manter sempre atualizado nessa área tão dinâmica, sempre em constante mudança que é a área fiscal, para que não corra o risco de deixar de aplicar uma nova regra tributária por falta de informação precisa e a tempo.